Trajeto
Estação do fim do Mundo
Depois de 40 anos sem funcionar, em 1994 , o Trem do Fim do Mundo recuperou parte do antigo trajeto que realizava o trem dos presos que, que saía desde a prisão no centro da cidade de Ushuaia até as ladeiras do Monte Susana com o objetivo de conseguir materiais ( madeiras e pedras) para a construção do presídio. A estação do trem está a só oito km da cidade de Ushuaia, e é onde nossos guias e guardas convidam todas as pessoas para reviverem os últimos sete km do trajeto. Abordo do trem vocês poderão escutar a história dos presos que diariamente vinham cortar madeiras nesta região e desfrutar das magníficas paisagens composto pelo zigzagueante río Pipo, a cascata La Macarena, o cemitério de árvores e o majestoso bosque de lengas. Desta forma o trem entra numa parte inacessível do Parque Nacional Terra do Fogo, onde você poderá desfrutar desta experiência a bordo de um trem de época, com locomotivas a vapor e elegantes vagões que têm amplas janelas e um sistema de áudio individual e terá a possibilidade de escutar a história do trem em 7 idiomas diferentes e não somente para apreciar a natureza ao redor mas também para conhecer uma parte importante da história de Ushuaia.
Trajeto
Ponte Queimada
O trem passa pelo Cañadon do Touro e atravessa o Rio Pipo , sob a denominada Ponte Queimado, onde se encontram os restos de madeiras da ponte velha debaixo das novas vias dando acesso à primeira parada, a estação La Macarena. Desde a Ponte Queimado poderá apreciar o zigzagueante Rio Pipo, um típico Rio formado por água do degelo que brota da montanha e desemboca no canal do Beagle.
Trajeto
Estação Cascata La Macarena
A estação La Macarena é um lugar de interesse histórico onde o trem dos presos costumava parar, para abastecer os tanques da locomotiva a vapor chamada La Coqueta. Nesta estação é possível subir até um ponto panorâmico que oferece uma vista incomparável do Vale do Rio Pipo, Morro do Guanaco, Morro da Portada e o Monte Susana. Subindo até a parte mais alta é possível ver a nascente da cascata La Macarena na cadeia montanhosa do Martial que está formado pelo degelo que nasce no alto da montanha. Além disso encontrarão os nossos presos que estarão oferecendo um serviço fotográfico e também uma loja de lembrancinhas da nossa ferrovia austral. Depois de alguns minutos os guardas tocarão o apito para que todos possam voltar tranquilamente ao trem para continuar o passeio até o Parque Nacional Terra do Fogo.
Trajeto
Limite Parque Nacional
De volta ao trem, continuamos a viagem até a Estação do Parque Nacional, contemplando a magnífica paisagem oferecida pelas montanhas e vales perto do limite do Parque Nacional. O Parque Nacional Terra do Fogo foi criado como tal no ano de 1960 por uma lei do poder executivo contando com uma superfície de 63.000 ha, e sendo este o único parque da Argentina que tem costas marinhas e neste caso em cima do Canal Beagle. Durante todo o passeio você estará acompanhado por um sistema de audioguia, que vai ilustrar sobre a história e a paisagem ao redor. Abordo de cada formação, nossos guias profissionais em turismo, em caso de alguma dúvida poderão informar sobre a história original do Trem dos presos e sobre as diferentes características geográficas da fauna e flora que podem apreciar durante o passeio.
Trajeto
Cemitério de Árvores
Passando pelas margens do Rio Pipo, encontramos marcas da rotina diária dos presos depois de quase meio século de cortar árvores dos bosques para abastecer a cidade com lenha e turbal, que é o solo característico da Terra do Fogo composto de material orgânico e mineral compactado. Este é um lugar onde pode apreciar a tarefa que realizavam os presos diariamente, podendo observar os chamados tocoes ( restos dos troncos que não superam os 50 cm de altura sob a superfície ) como amostra que ficou no tempo do trabalho realizado pelos presos. Nas proximidades poderão observar as bases de uma ex serraria local chamado Lombardich e que funcionou nesta região previamente a decisão de transformar esse setor numa área protegida da natureza. Também poderá observar um tipo de ecossistema fueguino chamado turbal. Este tipo de solo acaracteristico da Terra do Fogo está de material orgânico e mineral compactado.
Trajeto
Estação do Parque Nacional
Chegando na Estação do Parque Nacional, nossa última parada, você deverá voltar para a Estação Fim do Mundo e se tiver contratado uma das excursões oferecidas pelas agências da cidade de Ushuaia ao finalizar o passeio no trem, você continuará a sua visita com os respectivos guias e transportes pelo Parque Nacional Terra do Fogo.