Data de construção: 2006
Port Shepstone, África do Sul.
Foi a última locomotiva incorporada ao Trem do Fim do Mundo, lançada em outubro de 2006, nomeada em homenagem ao engenheiro naval de Buenos Aires Héctor J. Rodríguez Zubieta, um dos principais construtores navais e pioneiros do turismo na Terra do Fogo. É uma locomotiva de bitola estreita Beyer-Garratt 0-4-0 + 0-4-0 (500 mm).
Foi construído nas oficinas da Girdlestone Rail em Port Shepstone (República da África do Sul), especialmente para a Ferrovia Fueguino Austral, com inúmeras contribuições de peças fabricadas em nossas oficinas em Carupá.
O comprimento é de aproximadamente 7,50 metros, seu peso é de cerca de 10 toneladas e é uma máquina de propulsão mais poderosa em nossa ferrovia, com um motor de 160 HP.
Quanto ao design, é muito semelhante ao da locomotiva “Ing. L. D. Porta ”- atualmente em serviço - comumente chamado de" carrapatos "(projetados para circular em trajetos sinuosos e com declives com potência e tração máxima) e tecnologia ecológica de tração a vapor; e possui um superaquecedor a vapor para otimizar a eficiência térmica e potência de arrasto. Contempla uma caldeira central localizada ao lado dos botões de controle na marcha; Esse quadro distribui o peso entre os dois chassis das extremidades que contêm os mecanismos do motor a vapor e do trem de rolamento. Os tanques de água assentam no chassi dianteiro e o tanque de combustível na traseira.
As especificações técnicas
Cavalos de força ou HP: 160
Comprimento: 7,50 mts
Largo: 1,60 mts
Tanque de Combustível: 700 lts
Tanque de Água: 2000 lts
Transmissão: 0 - 4 - 0
Peso: 12 tn